Dividir os jogadores de linha em dois ou mais grupos e estimular a troca de passes e marcação sob pressão em espaço reduzido foi no que consistiu o primeiro treino com bola da selecão brasileira no colégio Randburg, em Joanesburgo, cidade na qual a delegacão ficará concentrada durante toda sua estada na África do Sul.
A atividade, que começou pouco depois das 4h (horário de Brasília) e durou aproximadamente duas horas, teve a participação normal do meia-atacante Kaká. O jogador do Real Madrid ainda não havia treinado com bola durante a preparação para o Mundial. Lúcio e Maicon, que se juntaram à delegação apenas em Joanesburgo, também treinaram normalmente.
Já os goleiros Júlio César, Gomes e Doni contaram, além das instruções do preparador Wendell, com o apoio do ex-goleiro Taffarel, tetracampeão mundial em 1994 e que tem o papel de observador dos adversários nesta Copa do Mundo.
Treino físico à tarde
Após aquecimento com a tradicional roda de bobinho, corridas e alongamento, a comissão técnica dividiu os jogadores de linha em dois grupos e, na metade de ambas as intermediárias, escalaram em cada grupo marcadores para forçarem a velocidade no treino de dois toques. O técnico Dunga e seu auxiliar Jorginho trocaram os jogadores de função por várias vezes.
Após cerca de 40 minutos, com breves intervalos, Dunga reuniu os 20 atletas em um quarto de campo e promoveu uma ampliação da atividade. Manteve dois times e acelerou o ritmo do treinamento, pedindo velocidade, ocupação de espaços e muita movimentação.
A seleção fará outro treino nesta tarde, mas desta vez dentro do hotel The Fairway, local de concentração da equipe. Será uma atividade física. Na quinta-feira, dia do desembarque da delegação em Joanesburgo, o complexo já havia servido de palco para o mesmo tipo de trabalho.
Além dos treinos em Joanesburgo, a preparação do Brasil terá dois amistosos confirmados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Em 2 de junho, a seleção enfrenta Zimbábue e, no dia 7, a Tanzânia. Em ambos os casos a delegação terá que sair da África do Sul e jogar no país adversário.
Já a estréia no Mundial, contra a Coréia do Norte, está marcada para o dia 15 de junho. A partida acontecerá no estádio Ellis Park, em Joanesburgo, mesmo palco do título da Copa das Confederações em 2009, quando o Brasil venceu os Estados Unidos por 3 a 2 de virada.
Cinco dias depois, o Brasil enfrenta a Costa do Marfim na mesma cidade, mas desta vez no Soccer City. No dia 25, o time encerra sua participação na primeira fase do Mundial em jogo contra Portugal, em Durban.
Nenhum comentário:
Postar um comentário