segunda-feira, 19 de julho de 2010

Agricultura

Sem geadas fortes, frio é benéfico para agricultura na Região Sul


As baixas temperaturas e as chuvas que atingem os estados do Sul do país não causaram impactos significativos na agricultura de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. No Paraná, a cultura de inverno mais expressiva é o trigo. A expectativa dos produtores é colher 3,06 milhões de toneladas, que representam 58,4% da produção nacional. Se os números se confirmarem, um aumento de 23,4% em relação à safra anterior.

Especialista fala sobre a previsão do tempo para esta semana

Conforme previsão dos profissionais do Agrotempo no início da última semana, uma extrema onda de frio, provocada por uma forte massa de ar polar, superou marcas históricas em alguns estados brasileiros. "Se não foram quebrados recordes de temperaturas baixas, pode-se dizer com toda a certeza que o histórico dessa forte massa de ar polar foi a sua extensão", afirma o especialista Homero Haymussi.

Produtividade agrícola pode garantir a segurança alimentar

A alta dos preços dos alimentos nos últimos anos foi bastante preocupante, pois perto de 1 bilhão de pessoas (algo como pouco mais de cinco vezes a população brasileira) ainda defrontam-se com fome e subnutrição.

O problema vinha se atenuando desde os anos 1970, em grande parte devido a avanços na produtividade com expressiva redução de preços.

Agronegócio brasileiro rumo a práticas mais sustentáveis

Cada vez mais o agronegócio mundial, assim como outros setores, vêem na sustentabilidade e responsabilidade social peças chave para o desenvolvimento do setor. O Brasil é hoje uma potência do agronegócio mundial, com grandes expectativas de tornar-se líder em produção de uma série de produtos devido a sua posição de destaque e suas inúmeras condições favoráveis ao agronegócio. Porém, apesar dos grandes avanços da agricultura brasileira em relação à qualidade, nutrição, tecnologia genética, entre outras, o desenvolvimento de conceitos sócio-ambientais merecem mais destaques nas pautas de discussão do setor no Brasil.
Embarques de suco devem recuar

Ao mesmo tempo em que indústrias e produtores discordam sobre a remuneração para os preços da laranja, os sinais vindos do mercado externo também não são os mais otimistas. Para 2010, a consultoria Lafis projeta uma queda de 7,2% no volume exportado na comparação com o ano passado. Dados da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) indicam que em 2009 o embarques foram de 1,3 milhão de toneladas.
Vale do Caí/RS projeta quebra na laranja

A safra da laranja do Vale do Caí deverá fechar com queda de 30% com relação ao ano passado. A projeção, segundo a Emater, leva em conta problemas fitossanitários gerados pelas chuvas ocorridas entre a primavera de 2009 e o verão de 2010.














Negócios

BASF apresenta em congresso soluções para manejo e controle de plantas

O manejo de plantas daninhas atrelado a tecnologias inovadoras é o foco da participação da Divisão de Proteção de Cultivos da BASF no XXVII Congresso Brasileiro de Ciência das Plantas Daninhas. Em plenária, a BASF vai apresentar o primeiro sistema para a soja geneticamente modificada desenvolvido no Brasil. "Este novo sistema de Produção denominado Cultivance®, combina variedades de soja geneticamente modificada tolerante a herbicida da BASF, que foi especialmente desenvolvido para o sistema. O produto final é resultado de uma parceria entre a BASF e a Embrapa.

Agrolink

--------------------------------------------------------------------------------

Syngenta realiza Jornada Produtiva FLV

Tem início nesta segunda-feira (19) a primeira Jornada Produtiva FLV - Frutas, Legumes e Verduras - que acontece na Estação Experimental de Itatiba até sexta-feira (23). Organizado pela Syngenta e realizado em conjunto com outros representantes do setor como Sebrae, Yara Fertilizantes, ABBA (Associação Brasileira da Batata), Câmara Setorial de Hortaliças, John Deere e Grupo Pão de Açúcar, o evento divulga soluções que visam atender a grande demanda por alimento, visto que a população mundial, que era de 6,5 bilhões de pessoas em 2005, será de 8 bilhões em 2030, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário