quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Osmar propõe a empresários medidas para o PR crescer acima da média nacional

O Paraná tem nos próximos anos a oportunidade de se tornar a quarta economia brasileira, disse Osmar Dias.


O Paraná tem nos próximos anos a oportunidade de se tornar a quarta economia brasileira, ultrapassando o Rio Grande do Sul, e recuperar a sua participação do PIB nacional, disse Osmar Dias, candidato ao governo do estado pela coligação A União Faz um Novo Amanhã, nesta segunda-feira à noite a empresários da construção civil. “Temos todas as oportunidades, uma economia diversificada, todo tipo de solo, de gente. Não podemos ficar pensando que somos menores”, disse durante reunião no Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná) em Curitiba.

Para Osmar, país vive um surto de desenvolvimento econômico.


O candidato destacou o bom momento econômico brasileiro. Em Paranavaí, por exemplo, onde Osmar esteve recentemente, cerca de 2 mil obras estão em andamento, lembrou. “Vivemos um surto de desenvolvimento econômico e temos que aproveitar mais. Nossa meta é crescer acima da média nacional”, disse.

Para isso acontecer, Osmar anunciou mudanças na política fiscal e tributária, além de parcerias com investidores e órgãos de financiamento. Os resultados dessas medidas, afirmou, chegam rápido. “Dá para fazer isso em quatro anos. Vamos fazer uma diferença grande no Paraná, sem deixar de lado nenhuma política social”, afirmou.

Osmar citou os exemplos de Pato Branco e Londrina, onde o poder público se uniu com investidores, beneficiando a população. No Sudoeste, através de uma lei fiscal, foi criado um pólo tecnológico, gerando 2 mil empregos com salário médio de R$ 4 mil reais. Em Londrina, o projeto Agro-Norte uniu forças da iniciativa privada com investimentos públicos, e vai gerar um pólo de desenvolvimento na região.

Para levar isso ao Estado todo, cada região ter que ter um projeto que contemple suas particularidades, disse Osmar. “Não dá para pensar que com uma só política industrial vamos atender todas as regiões, cada área terá a sua”.

INVESTIMENTOS – Osmar alertou que hoje o Paraná tem apenas 2,8% da sua receita para investir, cerca de R$ 800 milhões. O valor é equivalente ao da dívida da privatização do Banestado, que vai até 2029. Os candidatos ao governo, disse Osmar, têm a obrigação propor a solução para o problema, que deve ser a renegociação da dívida com o Itaú e o governo federal.

“Temos 1 bilhão para pagar só ao Itaú. Eles não estão nem preocupados em receber, porque a garantia são as ações da Copel e eles podem ficar com a empresa. Vou negociar isso com o governo e o banco”, disse.

EMPRESÁRIOS – O presidente do Sinduscon, Hamilton Pinheiro Franck, adiantou que o sindicato não irá propor ao governo estadual nenhum projeto corporativista. “Dessa casa não saíra nenhum proposta que beneficie apenas nosso setor em detrimento da sociedade”, disse.

Os representantes da construção ainda se mostraram muito preocupados com a segurança no estado. O assunto, disse Osmar, será tratado sem demagogia. O candidato assegurou que o problema está ligado ao uso de drogas, e que se isso não for resolvido pouco adiantarão mais policiais. “Vamos contratar sim, 5 mil novos policiais. Mas se não combatermos as drogas podemos colocar 100 mil policias nas ruas que o problema não será resolvido”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário