quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Agricultura

Brasil e Argentina se unem em prol da agricultura


Os governos do Brasil e da Argentina estreitaram as relações no setor agropecuário, em especial, na concentração de esforços para abertura de mercados de interesse comum. O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, e o ministro argentino de Agricultura, Julián Dominguez, firmaram, nesta quarta-feira, 1º de setembro, em Buenos Aires (Argentina), memorando de entendimento para cooperação estratégica. Fontelles representou o ministro Wagner Rossi na cerimônia de lançamento do Plano Estratégico Agroalimentar e Agroindustrial daquele país.

Cana-de-açúcar registra em 2009 participação recorde na matriz energética

Rio de Janeiro - Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (1º), mostra que a cana-de-açúcar atingiu a maior participação na matriz energética brasileira, em 2009, desde o início do levantamento, em 1992. A participação do produto, que já teve o pico de 14,5%, em 1994, cresceu de 10,9% para 18%, entre 2000 e 2009.

Hungria quer vetar compra de terras por estrangeiros

A Hungria vai pedir à União Europeia (UE) que estenda a proibição de compra de terras agricultáveis por estrangeiros até 30 de abril de 2014, informou nesta quara-feira (1-9) o ministro de Agricultura húngaro, Sandor Fazekas. "Nosso principal argumento é o de que os preços das terras na Hungria estão abaixo do praticado nos principais membros da UE. Não queremos que uma abertura prematura do mercado dê espaço para especulação", justificou.

ISA faz sugestões para regulamentação da lei de sementes e mudas

As recomendações visam adequar a legislação à realidade de pequenos produtores, populações tradicionais e povos indígenas, que atuam na produção e comercialização de sementes e mudas de espécies florestais nativas para restauração de áreas de interesse ambiental, como é o caso das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal.

Benguela: Cafeicultores pretendem relançar produção na Ganda

O director da Estação Experimental de Café no município da Ganda, província de Benguela, Francisco Delfina, defendeu ontem(1/9), quarta-feira, na região cafeícola do Munguavolo, a necessidade de criação de uma estratégia para o relançamento da produção de café.

Cafeicultores brasileiros adotam a modalidade de troca financeira

Após realizar a troca financeira de quase duas mil sacas de café na Campanha de Barter 2009 - Total UpFlex, a Sementes Farroupilha, produtora de sementes e grãos, obteve um ganho aproximado de U$ 50 mil dólares. A empresa está localizada em Patos de Minas/MG, região do Cerrado mineiro, e seus proprietários estão tão satisfeitos que já pensam em fazer trocas para outras culturas, como soja e milho.

AGCO inicia construção de fábrica na China

A AGCO, que fabrica máquinas Massey Ferguson e Valtra, começou as obras das novas fábricas na China. Segundo o diretor de marketing da AGCO, Fábio Piltcher, o terreno foi adquirido e as edificações estão em andamento. O diretor de produtos, Jak Júnior, acredita que a unidade fornecerá peças mais competitivas para o Brasil. "Mas manteremos compras no mercado interno em função do Finame." As fábricas ficarão em Harbin e Changzhou.

Vencedores do Prêmio Gerdau Melhores da Terra foram premiados nesta quarta-feira

Os nove vencedores da 28ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, maior premiação para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas da América do Sul, receberam seus troféus ontem, 1º de setembro, em cerimônia na Gerdau Riograndense, localizada em Sapucaia do Sul. Do total de vencedores da edição 2010, seis deles são máquinas e equipamentos, dois são trabalhos científicos e o último é um invento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário