segunda-feira, 26 de julho de 2010

Agricultura

Brasil precisa de novos químicos contra insetos


Os produtores brasileiros de soja poderão enfrentar dificuldades no controle do percevejo caso as indústrias não disponibilizem novas moléculas no mercado nacional nos próximos cinco anos. Com a retirada total do endolsufan do mercado, prevista pela Anvisa para ocorrer até julho de 2013, restarão apenas seis princípios ativos recomendados para uso no país. O problema se agrava já que dois deles - o metamidofós e o acefato - são os próximos na mira da Anvisa.

Portal Agrolink lembra o Dia do Colono destacando a trajetória de uma família italiana da região noroeste do RS

Os olhos azuis de Fiorentino Cassol, 82 anos, percorrem a propriedade de 60 hectares às margens da Barragem do Passo Real, no município de Quinze de Novembro, interior do Rio Grande do Sul. Há 58 anos, ele, a mulher, Rosa Tereza, e a primogênita, Noêmia, com apenas quatro meses, pisaram pela primeira vez na localidade de Sede Aurora. Eles tiveram que deixar Novo Treviso, na cidade da Faxinal do Soturno, região da Quarta Colônia da Imigração Italiana. "A minha família era grande, éramos em 14 irmãos; quando meu irmão casou, não havia lugar para todos na casa dos meus pais", lembra Fiorentino.

"Guerra do brócolis" movimenta a UE

O brócolis, ou pelo menos uma de suas muitas variedades, agora é o prato principal em uma disputa que poderia ter repercussões significativas para as indústrias de alimentos, de agroquímicos e agrícola da Europa e de todo o mundo. A questão é determinar se é permitido, ou deveria ser, patentear um vegetal. De acordo com uma diretriz da União Europeia de 1998 sobre a proteção de inovações biotecnológicas, não é permitido patentear processos biológicos na reprodução de animais e plantas. Se for demonstrado, no entanto, um novo desenvolvimento técnico na produção de um vegetal, a Agência Europeia de Patentes pode conceder a patente desse desenvolvimento específico.

No interior paulista, menos gado e lavoura mais diversificada

Dona de quatro pequenas propriedades, a família Nebuya, de Guararapes, a 560 quilômetros da capital paulista, teve de fazer sua revolução interna para se adaptar às mudanças ocorridas no campo nos últimos anos. Ao invés de grãos e tomate, passou a produzir frutas, cebola e cana.

Preços futuros do café arábica subiram na sexta-feira em Nova York

Entregas escassas. Os preços futuros do café arábica subiram na sexta-feira em Nova York à medida em que a entrega apertada encorajou mais compras. Os papéis negociados na bolsa, com vencimento em dezembro, encerraram o dia a US$ 1,6670 por libra-peso, com alta de 440 pontos.

Suco de laranja registrou a maior alta em duas semanas na sexta-feira em Nova York

Chuvas na Flórida. Os contratos futuros do suco de laranja concentrado e congelado registraram a maior alta em duas semanas na sexta-feira em Nova York diante de especulações de que a tempestade tropical que se dirige à Flórida prejudicaria os pomares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário