sexta-feira, 26 de março de 2010

IPI para móveis será de 5% a partir de 1º de abril

O IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) dos móveis, como estofados, será de 5% a partir do dia 1º de abril, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Fazenda.
Desde novembro do ano passado, o setor está isento da cobrança do imposto. O prazo termina em 31 de março e, se não fosse essa nova medida, o IPI retornaria a 10%. Com a retirada do imposto, o preço dos móveis foi reduzido em até 20%, como forma de incentivar o consumo.
O decreto com a nova especificação do imposto, por código de produto, será publicado até a quarta-feira da semana que vem. O setor de móveis foi um dos últimos a receber a redução de IPI, como parte das estratégias do governo para superar os efeitos da crise financeira internacional.
A nota do ministério não informou quanto será a renúncia fiscal do governo com a reestruturação da tabela de IPI para o setor.
Desde 2008, o governo anunciou um pacote de benefícios aos setores automobilístico, móveis, linha branca e construção. O objetivo da medida era o de garantir que não houvesse queda nas vendas, nem demissões na indústria, após o colapso financeiro americano. No final daquele ano, a indústria reduziu a produção porque o consumidor estava desconfiado em relação ao mercado e evitava ir às compras. Ao mesmo tempo, houve cortes nos postos de trabalho em todos os setores da economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário